Buscar
  • @backtotrip

Passo a passo para o visto americano


Muitos países exigem o Visto para estrangeiros como forma de segurança e controle de turistas. Porém não há um padrão para os trâmites, tendo cada país a sua regra.

Hoje, vamos falar dos Estados Unidos, já que o Brasil é um dos países que mais o visita, e por tanto, acredito que tenha muitas pessoas planejando uma viagem e se perguntando por onde começar.


Algumas pessoas optam por contratar empresas especializadas para este processo, mas na minha opinião se o seu objetivo for apenas o visto de turismo não é necessário gastar dinheiro com isso, desde que você siga os 6 passos abaixo:


1. Preencher formulário online;


Existem algumas categorias de visto para entrada nos Estados Unidos, lazer, trabalho, estudo e por aí vai.

  • Visto B1, para profissionais que visitam o país a trabalho, como no caso de participação em eventos ou visitas a uma filial de sua empresa ou acadêmicos, que se apresentarão como conferencistas em congressos;

  • Visto B2 é o mais comum. O documento é destinado a turistas ou pessoas que viajam ao país para receber tratamento médico;

  • Visto F1 é indicado a estudantes que desejam frequentar uma instituição de ensino nos EUA;

  • Visto EB-5, para estrangeiros que desejam investir nos EUA;

  • Se você foi contratado por uma empresa americana para um trabalho temporário no país, o tipo de visto necessário é o H;

  • Para os casos de quem já trabalha em uma empresa multinacional e foi transferido para os EUA, o visto é do tipo L1;

A taxa de solicitação dos vistos varia conforme a finalidade da visita. Para o tipo B2, que é o caso que estamos analisando, o valor é de US$ 160.


O formulário DS-160 deve ser preenchido com cuidado! Qualquer informação equivocada pode resultar na recusa do visto. Embora muita gente contrate despachantes para esse serviço, o preenchimento é simples e totalmente online.


É necessário fornecer informações pessoais, registrar número de documentos, estado civil, profissão, entre outros dados, além de informar quem custeará sua viagem. Se você vai viajar em família, cada um dos membros deve preencher o formulário, mesmo as crianças. Após o cadastro, imprima a confirmação.


2. Pagar taxa visto americano;


Depois de finalizar o cadastramento dos dados no DS-160, é preciso realizar o pagamento da taxa. Para isso, é necessário acessar o site oficial para agendamento de visto americano e seguir as instruções de registro. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito internacional ou, caso prefira, é possível emitir um boleto.


3. Agendar entrevista e marcar ida ao CASV;


Após a confirmação do pagamento da taxa, você pode agendar a entrevista no site do visto americano e definir como será feita a entrega do seu passaporte com o visto americano, se em casa ou na embaixada/consulado.

Em seguida, será necessário marcar a ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos) para realizar a coleta de dados biométricos (impressões digitais e foto).

ATENÇÃO! No dia do seu agendamento, leve seu passaporte atual válido, a confirmação impressa do DS-160 e a confirmação do agendamento.

4. Fazer a entrevista para o visto americano no consulado/embaixada;


Chegue ao local no horário marcado, se possível até com antecedência, portando seu passaporte, a confirmação do DS-160 e a do agendamento.


Apenas por precaução, é interessante levar para entrevista documentos que comprovem vínculo com o Brasil, tais como comprovantes de residência, de renda, certidão de casamento, contrato de trabalho, etc.


5. Aguardar o retorno do passaporte com o visto.

Caso seja aprovado na entrevista, a embaixada/consulado irá reter seu passaporte para colocar o visto. Conforme a opção que você escolheu durante o processo, o passaporte será enviado por correio para o endereço fornecido ou para o CASV de sua cidade.

O prazo máximo para devolução do passaporte é de 10 dias úteis.


Pronto! Agora que você já possui toda a documentação necessária para aproveitar suas férias nos Estados Unidos, já pode iniciar o planejamento, buscando passagens, hotéis e criando roteiros.


Uma boa sugestão para iniciar a sua busca por hospedagem é o Airbnb, aproveite para economizar na diária e gastar mais em diversão!




14 visualizações2 comentários

©2020 por Partiu Mundão! por@backtptrip. Orgulhosamente criado com Wix.com