Buscar
  • @backtotrip

Viajar sozinho vale a pena?

Viajar sozinho vale a pena?


Essa é uma questão que faz muita gente desistir de realizar aquele sonho de um novo destino. É natural que nos façamos diversas perguntas desencorajadoras, mas a verdade é que viajar sozinho é uma oportunidade de se testar em situações desafiadoras, fazer novas amizades, se abrir para novas experiências e se conhecer melhor.


É natural que o nosso medo tente nos sabotar, nos fazendo diversos questionamentos:


· Ah, mas eu só sei falar Português, como vou me virar?

Vai por mim, você não é tapado e a necessidade faz a força! Mesmo que você não domine o idioma ou não conheça o local, as pessoas irão te ajudar. Além disso, hoje em dia temos muita tecnologia a nosso favor. Use e abuse de aplicativos tradutores, eles irão te ajudar a se comunicar, traduzir menus em restaurantes, entre outras coisas. No início você certamente se sentirá desconfortável, mas rapidinho se acostumará!


· Como vou me divertir sem companhia?

Fazer amigos em viagens não é um bicho de sete cabeças. Aliás, será até mais fácil se você estiver sozinho. Uma boa opção para tornar essa missão mais fácil é se hospedar em hostels. Muitos oferecem festas para interação entre os hospedes, sem contar que o clima informal é muito sugestivo para novas amizades. O fato é que em qualquer lugar você encontrará um brasileiro, um latino ou outras pessoas querendo compartilhar a história de sua viagem. Basta você querer, um sorriso abre muitas portas.


· Mas não é perigoso?

Provavelmente você deve conhecer alguma história de alguém que foi viajar sozinho e teve problemas. Não há como fechar os olhos, infelizmente pode acontecer. Algumas pessoas são assaltadas. Mulheres, às vezes, são vítimas de violência sexual. Turistas podem perder suas vidas em alguma emboscada. Mas isso também pode acontecer na sua cidade. Vai me dizer que você se sente totalmente seguro onde mora? Claro que quem viaja sozinho, precisa ter mais cuidado. O que não podemos é deixar o medo nos dominar por causa de casos isolados. Se fosse assim, a gente nem sairia de casa.


· É possível viajar sozinho para qualquer lugar do mundo?

Sim, por que não? Mas temos sempre que ter em mente que alguns lugares são mais aconselháveis que outros. Por exemplo, posso viajar sozinho para as Ilhas Maldivas? Sim! Mas viajar para uma cidade romântica como ela ou Veneza, logo depois de terminar um relacionamento, pode trazer algum desconforto.

Por outro lado, cidades do Leste Europeu estão repletas de pessoas explorando o mundo sem companhia. Além disso, se essa é sua primeira viagem sozinho e você está um pouco receoso, opte por aquelas que falem Português ou um idioma que você domine. Tudo ficará mais simples.


Em resumo temos muitas vantagens em viajar sozinho, essa experiência com toda certeza irá lhe agregar muito!

Espero que este post tenha lhe ajudado à repensar uma viagem solo e para acompanhar mais dicas e inspirações, me acompanhe também no Instagram @backtotrip.


Um grande beijo e partiu mundão!


16 visualizações7 comentários

©2020 por Partiu Mundão! por@backtptrip. Orgulhosamente criado com Wix.com